BC Energia – UFVs geração em GD

Nome do Projeto: Projetos de Conexão BC Energia
Cliente: Grupo BC Energia
Data Inicio do Projeto: Outubro 2018
Data da Finalização do Projeto: Em andamento
Site: www.grupobcenergia.com.br
Executores: Engie Brasil, Grupo Sigma e MJ Power Engenharia

O Grupo BC Energia é formado por um grupo de empresas voltadas para o Setor Elétrico Brasileiro. São elas: BC Comercializadora de Energia, BC Serviços, BC Renovável e Brito Cunha Advogados Associados. A empresa, fundada e comandada por Alessandro de Brito Cunha, completou em 2019 cinco anos de atuação e dois na geração distribuída desde que foi aberta a possibilidade de enquadrar projetos existentes como GD.

 

O grupo tem braço forte na Geração de energia, um dos pioneiros, possui atualmente 6 empreendimentos modelados neste regime de compensação sendo 2 hidráulicos – CGHs Rio Bonito I e II, com potência total instalada de 1.900 kVA e 4 empreendimentos de geração fotovoltaica – UFV Rio Bonito com potência instalada de 1,270 MWp, UFV Rio Monte I e II com 1,297 MWp e UFV Estrela de Araçu I com potência instalada de 1,1 MWp. No total, a empresa possui 2,56 MWp instalados e mais 3,7 MWp em desenvolvimento. Na fonte hídrica em GD, possui 1,9 MW em potência instalada e mais 0,5 MW em desenvolvimento.

 

A Vorbe Engenharia prestou serviços de interface a concessionária, projeto de subestação MT, telecontrole em padrão da concessionária e projetos de melhoria de rede. Os projetos UFV Rio Monte I e II e UFV Estrela de Araçu I contaram com a participação da Vorbe Engenharia no quesito conexão do inicio ao fim, já os projetos mais antigos do grupo como as CGHs e a UFV Rio Bonito tiveram escopo pontual em projetos de telemedição e telecontrole via satélite.

 

E a parceria só está se iniciando, o plano de expansão do Grupo BC Energia continua no complexo Estrela de Araçu, localizado a 100 km da capital Goiânia, conta com a conexão de mais 4 usinas fotovoltaicas ao lado da UFV Estrela de Araçu I. Esses projetos já contam com a expertise da Vorbe Engenharia em todo o processo de conexão a distribuidora ENEL-D GO.

QUAL FOI O DESAFIO?

O pioneirismos tem seus prós e contras. O Grupo BC desbravou os primeiros projetos em geração distribuída de porte no estado de Goiás, e era perceptível à época que os procedimentos de aprovação e homologação dessas usinas não estavam muito bem definidos pela distribuidora de energia local. Vários processos foram criados enquanto os projetos do grupo nasciam, e o desafio era justamente atender os prazos para que os clientes tivessem sua energia conforme contrato.

EM QUE FOMOS ALÉM ?

Os projetos do grupo BC possuíam engenharia de proprietário e respaldo jurídicos muito presentes, pois estes são dois braços fortes do grupo sob tutela das empresas BC Serviços e BC Advogados Associados. Entretanto, podemos destacar que o diferencial aplicado pela Vorbe estava nos projetos de alta qualidade que eram bem aceitos pela distrubuídora no momento das aprovações.

Tal ação fez com que os prazos esperados para aprovação dos projetos se encurtassem trazendo margem para outras ações do cronograma de entrega das usinas.

Quem provou comprova!

Separator-Image-Blue

Carlos Cunha
Vice presidente do Grupo BC ENERGIA
CEO do GRUPO SIGMA e Presidente da Associação Brasileira de Geração distribuía – Seção Goiás (ABGD)

“A Vorbe tem cuidado de todos os processos relacionados a projetos de entrada de energia, interface a concessionária e melhorias de rede do Grupo BC. Das nossas 5 Usinas, eles tiveram escopo em 4 e todas com excelente resultado e atendimento dos prazos.”