Reestruturação elétrica do Estádio Antônio Accioly (Goiânia – GO)
Nome do Projeto: Reestruturação elétrica do Estádio Antônio Accioly
Cliente: Atlético Goianiense
Data Inicio do Projeto: Julho de 2020
Data da Finalização do Projeto: Abril 2021
Site: https://atleticogoianiense.com.br/
Executor: MJ Power e BRG Geradores
O Atlético Goianiense iniciou em 2020 a reforma do Estádio Antônio Accioly para adequar a instalação e jogar as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A.
O time goiano buscava se adequar às exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para isto foi necessário aumentar a capacidade de público para até 12.500 torcedores, troca da iluminação para 1600 lux, novo sistema de irrigação e reforma geral na área externa do local.
Para a realização de tal feito, foi necessária uma reestruturação em toda a instalação elétrica de média tensão e sistema de geradores do clube.
A Vorbe Engenharia prestou serviços de interface com a concessionária e desenvolvimento de projetos de ampliação da potência instalada do estádio. Foram implantadas nova entrada de energia na tensão de 13.8kV, distribuição interna em média tensão subterrânea e duas novas subestações de 300kVA – 13.8/0.380 kV cada, ambas as estruturas estão equipadas com sistemas de geradores diesel de 500KVA stand-by.
QUAL FOI O DESAFIO?
O desafio deste projeto está relacionado ao fato de que a instalação elétrica de Média Tensão deve estar preparada para suprir demandas de cargas espalhadas pelo grande território do estádio, além da atenção para o fato de serem áreas de afluência de público onde as instalações elétricas devem estar preparadas para tal.
EM QUE FOMOS ALÉM ?
A Vorbe elaborou um projeto adequado a complexidade e prioridade da carga, especificando e detalhando estruturas para atender um sistema crítico de distribuição de energia em conformidade com as normas técnicas brasileiras a NBR-14039 e da concessionária local a Enel-Distribuição Goiás. O projeto foi pensado para atendimento da grande extensão do estádio, onde foram empregados mais de 1500 metros de cabos de média tensão.
DEPOIMENTO
Quem provou comprova!
“Nosso primeiro contato com a Vorbe foi na obra da CGH ALIANÇA no município de Jataí-GO, eles nos auxiliaram no quesito de conexão, projeto de entrada de energia e rede; estávamos à época com dificuldades relacionadas a transição da concessionária CELG para ENEL, e as dificuldades de conexão estavam bem latentes e a Vorbe nos auxiliou de forma brilhante. Neste momento, estamos conduzindo mais 14 projetos na região de Rio Verde e Jataí e todos eles já contam com o apoio da empresa. Eu aqui referendo o a empresa de excelente qualidade e competência.”
Epitácio Barzoto
Trópico Engenharia
Conselheiro Associação Gaúcha de CGH e PCH.
Vice Presidente da Associação Goiana de CGHs e PCHs.