Ampliação setor 34,5kV – SE Portelândia (Enel) – CGH DIAMANTINO
Nome do Projeto: Ampliação do setor 34,5kV da SE PORTELÂNDIA 3,75MVA (Enel) – 34,5/13,8kV
Cliente: Diamantino Energia Ltda
Data Inicio do Projeto: Dezembro de 2020
Data da Finalização do Projeto: Junho 2021
Instagram: https://www.instagram.com/cgh_diamantino/
Executor: EG Engenharia
A Aneel liberou a partir de 28 de julho as UG1 e UG2, de 1,5 MW cada, da CGH Diamantino, localizada no Município de Mineiros, no estado de Goiás, e de propriedade da empresa Diamantino Energia Ltda. É equipada com por duas turbinas Francis horizontais de 1.609 kW, produzidas pelo fabricante SEMI Industrial Ltda., e dimensionadas para uma queda líquida de 182,79 metros de coluna de água, cujo geradores é da empresa Equacional Elétrica.
Para a conexão deste cliente, foi necessária uma intervenção no sistema elétrico da região. A concessionária Enel-GO solicitou ao Produtor Independente de Energia que realizasse adequações na subestação de distribuição, como: implantação de sistema de telecomunicação, readequação do setor de 34,5kV, proteção, comando e controle.
A conexão liberada para a CGH Diamantino foi no sistema da Enel Distribuição Goiás através da SE Portelândia, em 34,5 kV. As obras necessárias para conexão da CGH Diamantino na SE Portelândia foram:
- Equipar o vão de chegada da LD 34,5 kV SE Parque das Emas – SD Portelândia;
- Equipar o vão de conexão do transformador 34,5 kV;
- Instalação de barramento duplo 34,5 kV com interligação de barras (IB) 34,5 kV;
- Implantação de um vão 34,5 kV, com arranjo de barra tipo BPT (barra principal e de transferência, com Sistema de Medição e Faturamento (SMF) e sistema de comunicação para transmissão de dados e operação para a conexão da CGH Diamantino
A Vorbe Engenharia prestou serviços de projetos básicos e executivos do escopo, além da preparação de toda documentação técnica para sua aprovação na ENEL-D. Para este projeto, contamos com o apoio das empresas Engeserve (http://www.engeserve.com.br/) e Energia Ativa (https://energiativa.eng.br/) que atuaram nas frentes de projetos civis e de telecomunicação respectivamente.
QUAL FOI O DESAFIO?
O desafio deste projeto estava relacionado ao fato de ser uma adequação de estrutura existente e que possui caráter crítico para o suprimento de energia elétrica do sudoeste Goiano. O projeto foi pensado de forma a incorrer a menor intervenção de tempo de obra e desligamentos da estrutura. Outro desafio importante que podemos colocar neste projeto foi o fato de que o cliente indireto seria a própria concessionária de energia, ou seja, o projeto seria acompanhado e aprovado de forma minuciosa pela ENEL-GO.
EM QUE FOMOS ALÉM ?
A Vorbe elaborou um projeto adequado à solicitação contida no Parecer de Acesso do cliente, promovendo os devidos levantamentos, alinhamento entre execução, aprovação Enel e necessidades do cliente. O projeto teve sua aprovação para obra em tempo hábil possibilitando o cumprimento dos demais passos de execução e energização da estrutura.
DEPOIMENTO
Quem provou comprova!
“Nosso primeiro contato com a Vorbe foi na obra da CGH ALIANÇA no município de Jataí-GO, eles nos auxiliaram no quesito de conexão, projeto de entrada de energia e rede; estávamos à época com dificuldades relacionadas a transição da concessionária CELG para ENEL, e as dificuldades de conexão estavam bem latentes e a Vorbe nos auxiliou de forma brilhante. Neste momento, estamos conduzindo mais 14 projetos na região de Rio Verde e Jataí e todos eles já contam com o apoio da empresa. Eu aqui referendo o a empresa de excelente qualidade e competência.”
Epitácio Barzoto
Trópico Engenharia
Conselheiro Associação Gaúcha de CGH e PCH.
Vice Presidente da Associação Goiana de CGHs e PCHs.